• A mamãe de primeira viagem Thaísa Resende conta para a gente todas as pressões ao descobrir que está grávida.

    10 de fevereiro e a confirmação chegou: sou mãe! Um mundo novo iniciava ali, naquele exato momento. Vou conseguir? Será que realmente estou pronta? Vou ser uma boa mãe? Por onde eu começo? Qual o próximo passo? Nenhuma palavra é capaz de descrever o que aconteceu aqui dentro de mim. Dormi Thaísa, acordei Thaísa e mãe! Casada e mãe. Mãe. Mãe!? Mãe, sim! 

    Tudo aquilo que é novidade gera medo, o novo gera medo. E pela primeira vez o novo me trouxe medo, mas muito, muito mais certezas e amor. Amor pela novidade, amor pelo novo, amor pelo que vem, amor pelo meu mais novo papel, amor pela minha nova e mais linda versão, minha versão mãe. Um desafio, novas tarefas e missões, a maternidade me veio como passe livre para o que há de melhor na vida. O desejo de ler, mergulhar e me jogar em tudo o que ronda a maternidade me tomou. Hoje em dia me encontro em textos maternos e dicas de mamadeiras, me encontro entre dicas para gestante e leituras sobre puerpério. 

    Encarar a maternidade de peito aberto é um desafio? Sim, definitivamente! São cobranças sociais e pessoais até, por uma gravidez dos sonhos, por não engordar tanto, para não demonstrar fraqueza e cansaço extremo, para não ser rotulada como a 'grávida fresca'. São pressões sociais e pessoais, novamente, por um parto ideal, de novelas e um puerpério livre de todo e qualquer choro, medo, angústia e sensação de 'por onde eu começo'. Maternar é assumir uma responsabilidade antes de tudo, com você mesma. É ver na sua frente a necessidade de um emocional preparado e fortalecido para encarar palpites, adversidades, euforia e choro ao mesmo tempo. É estar pronta para novo e conseguir ouvir a razão e a emoção instantaneamente. É assumir um compromisso com o seu bem-estar para que o seu filho sinta também isso. É assumir a responsabilidade de lidar com sentimentos de forma clara, tendo a plena convicção de que seu filho sente com você. É ter a certeza de que a melhor escolha já foi tomada, de que o melhor presente já foi entregue e confiar que o amor também vai ensinar o caminho e será a resposta para muitas questões.

    Estar grávida é, acima de tudo, ter a certeza de nunca estar sozinha. É ter a certeza de que o melhor está a caminho. É se sentir responsável por alguém tão pequenininho, que como um gigante veio te transformar e transformou. É ser grata todas as manhãs pela dádiva da vida estar acontecendo aqui mesmo, dentro de você. É sonhar acordada, é passar horas do dia imaginando sua chegada e seu rostinho, nossos primeiros dias, seus primeiros passos, sua primeira palavra. É escutar o som da sua risada dentro do coração!

     

    Texto enviado por Thaísa Resende, psicóloga e mãe do Henrique.

    A Infanti incentiva mães e pais a compartilharem suas histórias. As opiniões publicadas neste texto são pessoais e não necessariamente representam a visão da Infanti.