• A mamãe e consultora Lily Fontana dá dicas para os primeiros meses de maternidade

    É comum encontrarmos casais grávidos preocupados com todos os detalhes para receber bebê, mas pouco preocupados com o relacionamento deles como casal. Porém, se organizar antes da chegada de um filho pode facilitar a vida da mãe e, consequentemente, criar um ambiente mais feliz para receber esse novo membro da família.

    É importante entendermos como funciona a rotina da casa. Uma mãe que trabalha fora o dia todo pode não ter ajuda diária. A que trabalha em casa, não terá tempo como antes para se dedicar às suas tarefas. As roupas ficam por lavar, a louça se acumula na pia e o pior: a mamãe acaba se alimentando da pior forma possível por não conseguir cozinhar algo saudável para comer, justamente quando ela mais precisa de nutrientes.

    Veja dicas que vão te ajudar nestes primeiros meses!

    Alimente-se bem!

    A boa alimentação não é somente importante para a boa manutenção da amamentação, mas também para ajudá-la a ter energia! As comidas "fáceis" normalmente não providenciam isso para a mamãe. Isso sem contar ainda que é uma fase onde se engorda com facilidade (isso se a mamãe ainda comer algo) o que dificulta a volta ao corpo anterior à gestação e a deixa com a estima baixa.

    Peça ajuda

    Por isso, antes de o bebê nascer deixe o freezer turbinado e distribua a tarefa das compras para outra pessoa. Se o papai puder, leve-o ao mercado, mostre como escolher frutas e legumes, busque por receitas fáceis já antes e deixe tudo que puder pré-preparado, especialmente no primeiro mês.

    Organize as tarefas e delegue funções

    Encontre alguém que possa te ajudar com uma faxina e com as roupas, especialmente as do recém-nascido que costumam ficar sujas de leite e muitas vezes fezes e precisa de um cuidado especial. Converse com a família e amigos ou considere investir em alguém que faça isso para você ao menos nesse período. Vale a pena.

    Respeite o seu tempo e o do bebê

    É comum que a mamãe se sinta pressionada a voltar logo a rotina, porém é importante que ela tenha uma rede de apoio forte para que ela entenda que ela não precisa de pressa. O importante nesse momento é deixar a mamãe responsável por cuidar do que mais importa para todos, o bebê! E com o tempo, ela passará a retomar suas tarefas de antes, acredite.

    Uma semana antes do parto 

     

    • Verifique se a dispensa está cheia
    • Organize-se para que a rotina da família não seja prejudicada durante esse período
    • Delegue funções a pessoas que podem te ajudar durante os primeiros meses com o bebê e também com as tarefas da casa
    • Deixe em stand by receitas fáceis e nutritivas
    • Peça ao papai para controlar durante um período a rotina da casa. Você precisará de ajuda e sua cabeça estará apenas no bebê,
    • Não se sinta pressionada para dar conta de tudo. O pós-parto é um momento muito delicado e sensível para a mamãe e o bebê e requer cuidado e compreensão de todos a sua volta.

    Autor: Lily Fontana

    blogueira, doula pós-parto, consultora em aleitamento materno e instrutora de shantala

    https://www.lilyfontana.com/