• A nutricionista Tatiana de Vuono foi nossa convidada para ajudar os pais nessa fase especial do bebê

    Quem acompanha nossos lives no stories do instagram @infantibrasil sabe que convidamos a nutricionista materno-infantil Tatiana de Vuono para conversar com os seguidores sobre a introdução alimentar, uma fase importante na vida do bebê que gera muitas dúvidas. 

    Veja 10 dicas para facilitar esse processo:

    1. Alguns sinais de que a introdução alimentar pode começar a ser feita: o bebê começa a se interessar pelo o que os pais estão comendo, sentar sem apoio e diminuir o reflexo de protusão de língua - quando a língua é mantida entre os lábios.

    2. O primeiro alimento da criança deve ser a fruta ou legume que a família geralmente consome. 

    3. Você pode começar a introdução alimentar  com algo que a mãe goste muito ou comeu muito durante a gestação, porque o aroma desse alimento passa pelo líquido amniótico, logo será reconhecido pela criança.

    4. Antes de dar para o bebê amasse o alimento com um garfo. Não se esqueça: não penere ou liquidifique os alimentos, ter pedaços do alimento em vez de uma pasta homogênea é ideal para que a criança aprenda os movimentos de mastigação.

    5. Comece aos poucos, não é necessário que no começo da introdução o bebê coma em todas as refeições. Faça pausas de alguns dias ou pule algumas refeições, o leite materno deve continuar sendo a principal fonte de alimentos. Gradativamente, o próprio bebê irá diminuindo a mamada e aumentando o número de refeições. Em alguns casos, a introdução alimentar só se completa após dois meses.

    6. Até o primeiro ano do bebê é importante oferecer a maior variedade possível de alimentos saudáveis, já que é o período em que o paladar está sendo moldado.