• A essas alturas a barriga cresceu bastante, o bebê também e agora é segurar a ansiedade e contar os dias para o parto.

    A sua gravidez já está na reta final! Sete meses já se passaram e você não vê a hora de ter seu filho em seus braços. A ansiedade aumenta ainda mais nessa fase! Chegou a hora de começar a contar os dias para o nascimento de seu bebê e organizar todos os preparativos para sua chegada. Faltando poucas semanas, você olha para trás e vê o quanto tanta coisa mudou desde que descobriu, que iria ser mãe!  Seja bem-vinda ao terceiro e último trimestre de gravidez!

    As últimas semanas se aproximam e parecem passar lentamente. Não se desespere! Faltam só mais 12 semanas! Ou um pouco menos… Agora, você está entrando na 28ª semana sentindo-se mais grávida do que nunca, com um bebê ocupando praticamente todo o espaço disponível no seu útero. Qualquer movimentação que ele faça, você sente! Afinal, ele não consegue se mexer mais com tanta facilidade lá dentro! Por isso, junto com seu crescimento e desenvolvimento final alguns incômodos podem surgir ou aumentar.

    Sabe aquela sonolência que você tinha no início da gravidez? É capaz de sentir falta dela nela nessa nova fase!  A dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir, agora que sua barriga está ainda maior, pode causar insônia. Procure relaxar e na hora de deitar apoie almofadas nas suas costas e barriga.

    O aumento do peso da sua barriga também pode causar azia, dores nas costas, cãibras, inchaço nas pernas e pés e ainda, varizes. Procure deitar e relaxar!  Manter as pernas elevadas alivia o desconforto.

    Veja, a seguir, algumas dicas para passar o terceiro trimestre mais tranquila:

    • . Nessa fase, o estômago está mais achatado e naturalmente abriga menos alimentos. Comer demais pode causar azia. A dica é se alimentar mais vezes ao dia com pequenas porções de alimentos. Evite frituras e bebidas gaseificadas.
    • . Evite fazer esforços! A respiração nessa fase da gravidez fica mais curta e a falta de ar se torna mais frequente. Isso porque há uma pressão maior do seu ventre sobre o diafragma.
    • . Essa pressão, causada pelo crescimento do bebê, também pode apertar sua bexiga levando a pequenas e involuntárias perdas de urina na hora de fazer algum esforço. Por isso, urine com frequência e evite que sua bexiga fique cheia por muito tempo.
    • . Cãibras e inchaços estão entre alguns possíveis desconfortos dessa fase. Tomar banho com água morna e repousar com pernas elevadas ajudam a melhorar essas sensações. Massageie também a parte do corpo afetada e faça alongamento. Evite sentar-se de pernas cruzadas.
    • . É possível sentir dor na bacia, nas costelas e ossos na altura da vagina. Isso porque o bebê já está se acomodando para nascer.
    • . Evite ficar muito tempo em pé e fazer esforço pegando objetos pesados.
    • . Você poderá sentir contrações durante toda a gravidez. No entanto, elas se tornam mais frequentes a partir de 39ª semana. Se elas começarem a se tornar longas, regulares e intensas demais, chegou a hora de ir para o hospital.
    • . O importante é que você vai tirar de letra algumas sensações e desconfortos. Seu médico vai ajudá-la a driblar essas questões. O dificil mesmo será segurar a ansiedade para conhecer logo o rostinho do bebê, pegá-lo no colo e sentir uma das  melhores sensações da vida!!!  
    * com informações de Revista Crescer"