• Entrevistamos Faddynha, que trabalha com gestantes desde 1978 dando aulas de yoga e auxiliando em partos como doula.

    A doula leva apoio físico e emocional para a gestante antes e durante o parto. No entanto, muitas mulheres procurando doulas até mesmo antes de engravidarem para terem suporte em todo o processo. Para entender melhor como elas trabalham, convidamos Faddynha, para tirar as dúvidas ao vivo no nosso perfil do Instagram.

    Orientar a respiração, realizar massagens, banhos, fazer terapia com aromas e até mesmo acupuntura são exemplos de técnicas utilizadas pelas doulas durante a preparação para o parto e na hora do bebê nascer. Porém, muitas mulheres não chegam a precisar dessas ajudas, o apoio emocional e físico já é o suficiente para auxiliar no parto. "O organismo da mulher já é preparado para parir, mas às vezes a sociedade atrapalha muito, criando mitos. A mulher que consegue se desmistificar e ver a sua essência, consegue parir sem nenhuma necessidade extra", explica Faddynha. 

    Antes da gestação as doulas são como "educadoras perinatais" levando mais informações para a gestante para que ela saiba escolher um obstetra, o local onde ela quer ter o bebê, em que posições e, até mesmo, que doula escolher. O apoio no pós parto pode muitas vezes ser feito através de uma simples ligação para apoiar a mãe, mas muitas vezes a profissional precisa realizar visitar para ajudar na amamentação, ver como está a pega e tirar outras dúvidas. "É como uma consultoria de amamentação", revela Faddynha.

    É importante lembrar que a doula não é parteira, ela está presente para auxiliar a gestante, porém não realiza o parto, que é feito apenas pela equipe médica responsável. No entanto, também é necessária uma formação para realizar esse tipo de trabalho, as Associações de Doulas oferecem Cursos de Capacitação desde 2003 para que mulheres possam exercer essa profissão. Procure a Associação da sua cidade ou estado para obter mais informações sobre as profissionais que realizam essa função.