• Convidamos a Doutora Bianca Mello para dar dicas sobre a retirada de fralda e responder as dúvidas dos pais

    Em um bate-papo ao vivo no nosso instagram, pediatra Dra. Bianca Mello desmistificou o desfralde, tirou algumas dúvidas e deu dicas preciosas para que esse momento importante seja vivido com tranquilidade.

    Veja 4 dicas para a hora do desfralde

    1.

    Não compare. Cada criança é única e o processo sempre será diferente.

    2. 

    A criança costuma dar indícios de que está pronta para retirar a fralda da rotina, por exemplo: comenta que está com a fralda suja ou dizer que está com vontade antes de fazer xixi ou cocô, por exemplo.

    3. 

    Antes de começar o desfralde é importante definir onde a criança irá fazer suas necessidades, algumas se adaptam ao penico, outras ao troninho ou ao adaptador de privada. 

    4.

    Seja sensível e atento aos sinais da criança. P desfralde deve começar por uma necessidade da dela e não pela ansiedade dos pais. Essa percepção é imprescindível para o sucesso ou fracasso dessa fase. 

    Passo a passo

    O primeiro passo que costuma ser dado é o desfralde diurno. Com a criança mais desperta, ela consegue perceber suas vontades e por isso tende a ser mais fácil. No entanto, para alguns o desfralde noturno pode ser a melhor opção. Para saber o ideal é preciso prestar atenção nos hábitos da criança. Por exemplo: a fralda costuma ficar mais seca durante o dia ou a noite? Independente da escolha, lembre-se sempre de conversar com ela e explicar a situação para que entenda o que está acontecendo e participe do processo.

    A conversa é essencial em momentos que fogem do planejado, quando há escape do xixi, quando ela não avisa a tempo ou esquece de avisar que está com vontade. Assim, a criança vai se acalmar e entender que está aprendendo e é normal que essas coisas aconteçam.

    O segundo passo é demonstrar e dar o exemplo. Deixe o penico ou o troninho no banheiro que a família usa para que ela aprenda que aquele é o lugar de fazer as necessidades. Caso isso não seja possível, no momento de ir ao banheiro, leve a criança, converse com ela e explique ali é o local correto e como se faz. 

    Apesar de tudo isso, se a criança não se adaptar, não insista por muito tempo. Tudo bem desistir e tentar novamente em um outro momento, insistir demais pode fazer com que a criança se fruste. 

    Restou alguma dúvida? Procure o pediatra que acompanha seu filho!