• Das palestras aos bastidores: O Blog da Infanti mostra todos os destaques do evento "Porque ser mãe é o máximo"

    O 5º Seminário Internacional da Revista Pais & Filhos aconteceu no dia 30 de maio, na Unibes Cultural em São Paulo. O tema escolhido para esse ano foi "Porque ser mãe é o máximo", para lembrar que todas as mães merecem ser valorizadas, afinal, elas são o máximo! O evento contou com a diretora editorial da revista e mãe da Antônia, Mônica Figueiredo, para realizar a apresentação das palestras e logo de cara Mônica emocionou e divertiu o público ao lembrar a todos que ser mãe nãe é ser chata e que não é proibido errar ou pedir ajuda. Tudo indicava que seria um dia muito emocionante e divertido.

    Mônica, diretora editoral da Revista Pais & Filhos, apresentando o 5º Seminário Internacional

    Cris Guerra, a primeira palestrante, contou sobre sua vida de mãe solo e a superação por ter pedido de forma trágica o pai do bebê enquanto estava grávida de sete meses. "Meu Francisco me salvou", confessou. Ela deixou uma lição valiosa para as pessoas presentes de que não se deve viver com culpa. As emoções estavam apenas começando quando Ana Castelo Branco subiu ao palco e mostrou as fotos lindas do seu filho Mateus. Ana é mãe de Mateus e Helena, o menino de 5 anos tem síndrome de down, mas Ana reforça que "especial é a mãe" e o correto é falar "trissomia do 21" ou "síndrome de down". Além disso, Ana pede que as pessoas lembrem que seu filho é uma pessoa única e não representa todas as outras que também tem a síndrome. 

    Cris Guerra: mão por determinação

    Ana Castelo Branco conversou com o Blog da Infanti

    Pensa que acabou? Ainda não. Ricardo Guimarães, o terceiro palestrante, trouxe alguém muito especial para assistir o Seminário, sua mãe de 92 anos. Ricardo presenteou a plateia com diversos questionamentos sobre a natureza e o mercado de trabalho. Para ele, a evolução fez com que a sociedade se desprendesse da "mãe natureza" e se aproximasse do "pai celestial", surgindo o modelo patriarcal e que isso precisa passar por mudanças. Sobre as mães, ele lembrou que isso é natural e que “mãe é acolhimento por definição”. O Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, falou sobre a importância das mães na primeira infância e do programa do Governo Federal, Criança Feliz. Ele lembrou três verbos essenciais para o desenvolvimento infantil: amar, cuidar e brincar.

    Terceiro palestrante do dia, Ricardo Guimarães

    Enquanto as palestras rolavam no teatro, o stand da Infanti recebia várias participações especiais como Adriano Bisker, o @paidecinco, e o Tomás Dotti do blog Papo de Pai. Quem passava por lá podia ver alguns dos nossos produtos e até exprimentar a toalha Infanti by Cuddledry que todos estavam curiosos para saber como funciona. A toalha foi um dos prêmios sorteados para os participantes do Seminário. Nos intervalos, as convidadas distruíram beijos e autógrafos na Livraria da Vila.

    Adriano Bisker e Tomás Dotti no espaço Infanti

    Para finalizar o ciclo de palestras, a escritora Fernanda Young e a psicanalista Vera Iaconelli falaram sobre os temas "mãe de abraço" e "o que é ser mãe". Fernanda falou como o sonho de ser mãe adotiva a acompanha desde que era criança, mas o desejo de engravidar surgiu apenas depois dos 30 anos. Hoje, Fernanda tem duas filhas biológicas, Cecília e Estela, e dois filhos adotivos, Catarina e John. "A maternidade é um exercício de constante aperfeiçoamento", ela lembra. A última palestrante, Vera Iaconelli, levou o público a um exercício de questionamento com o tema "o que é ser mãe", ela frisou que a maternidade não é só cuidar de um bebê e que não existe mais ou menos mãe. "Nem todo mundo que pariu é mãe e nem toda mãe pariu", ela reforça.

    Fernanda Young falou sobre a adoção de Catarina e John

    Mônica Figueiredo também comandou a mesa redonda juntamente com Renata Chiarello, Rúbia Baricelli, Teté Ribeiro e Thaís Vilarinho. Elas responderam as perguntas da plateia e contaram suas experiências do que é ser "mãe na prática". Teté, que é mãe das gêmeas Rita e Cecília, frutos de uma gravidez por barriga de aluguel, comparou a maternidade com um tipo de "sequestro" onde você é tirada de você para se tornar mãe. Já Rúbia, mãe da Helena, disse que a maternidade é como um videogame com várias fases, quando você acha que sabe tudo, vem outra fase e você precisa começar a aprender do zero. 

    Mesa redonda com Mônica Figueiredo, Rúbia Baricelli, Thaís Vilarinho, Teté Ribeiro e Renata Chiarello

    O dia terminou com um grande sorteio de diversos produtos e a certeza de que ser mãe é o máximo! Confira no vídeo a brincadeira que o blog da Infanti fez com os papais e mamães que estavam no evento: