• Pai presente e mãe com mais tempo: casal de escritores ajuda pais e mães a entenderem melhor seus papéis no ambiente familiar

    O papai é pop, mas a mamãe é rock, viu? O casal Marcos Piangers e Ana Cardoso, pais de duas filhas, são autores dos livros "Papai é pop!" e "Mamãe é rock!". A dupla busca, através da sua literatura, ajudar pais e mães a entenderem melhor seus papeis no ambiente familiar! Em entrevista exclusiva para o blog Infanti, durante o "III Seminário Internacional: Mãe Também É Gente. Só cria filho feliz, uma mãe feliz", que aconteceu no início do mês, o casal falou como é importante os pais estarem cada vez mais próximos, unidos e presentes na criação de seus filhos.

    Quando questionado sobre como o pai pode estar mais presente na vida dos filhos, Piangers nos deu algumas dicas. "Primeiro, querendo! Muitos pais dizem que querem, mas ficam até tarde no escritório para não ter a obrigação de dar banho e 'botar' os filhos para dormir quando chegam em casa. Segundo, organizando seu dia a dia. Estamos sempre na correria e isso não é legal. Terceiro, ouvindo mais a mulher, porque o homem não é treinado para isso. Nós não brincávamos de casinha e boneca quando éramos pequenos. É preciso aprender com ela." Ana complementa: "existem muitos bons modelos de mães, mas poucos modelos de pais, tanto na mídia quanto na vida real", explica.

    Para o jornalista, além disso, é preciso valorizar mais a mulher.  "A mãe é cobrada por tudo! Ser bem sucedida, bonita, saudável. Se a criança está com algum problema a culpa é da mãe. Tudo é a mãe! Se eu não fizer nada, socialmente eu não sofro nenhuma cobrança", afirma ele. Para Piangers, o melhor jeito de valorizar o papel de mãe é compartilhá-lo dividindo as tarefas.

    Segundo o casal, os pais precisam participar cada vez mais da vida dos filhos para que a mãe possa ter um tempo maior para si, seja para relaxar ou trabalhar. "Um pai presente tem um impacto brutal na formação de uma criança, na felicidade da mãe e na cosntrução de um relacionamento mais saudável", completa Piangers. Ana complementa, "se a mãe não dá espaço para o pai compartilhar das atividades, os homens não participam", conclui.