• Bebês mexendo em tablets, crianças vidradas em videogames e jovens que não saem das redes sociais! Como lidar com isso?

    Bebês mexendo em tablets, crianças vidradas em videogames e computadores e jovens que não saem das redes sociais! Como os pais podem lidar com essa relação dos filhos com a tecnologia? Dado Schneider, publicitário, palestrante e autor do livro "O mundo mudou bem na minha vez" conversou com o blog Infanti sobre como como lidar com a geração Z, de "nativos digitais", nos bastidores do III Seminário Internacional da Revista Pais e Filhos: "Mãe Também É Gente. Só cria filho feliz, uma mãe feliz", que aconteceu no início do mês. Sobre o mesmo assunto, batemos um papo com Mathieu Le Roux, pai de duas meninas e fundador do Le Wagon.

    Para Dado, é importante que os pais entendam a mudança de universo da época em que eles eram crianças para hoje e, com isso, aprendam a lidar com essas transformações. “Quando eu era criança tinha que me adaptar aos velhos, hoje eu que tenho que me adaptar aos jovens”, completa Dado.

    Os millenials (outro termo para geração Z) operam em um novo cenário cheio de tecnologia, mas muitos pais ainda exigem comportamentos antigos. Para Schneider, é preciso abraçar as características desses jovens que, desde pequenos, já definem como a humanidade se relaciona e consome. "Eu tenho um termo chamado digiriatria. 'Digi' de digital e 'atria' de geriatria. Querendo ou não, seremos todos velhos digitais. E o quanto antes a gente se digitalizar, melhor. A gente fica menos distante de acompanhar o que está bombando e consequentemente mais próximo dos nossos filhos.

    Segundo ele, é preciso que haja mais conversa e menos imposições. Mas isso não significa deseducar. Muito pelo contrário, é preciso entender que a forma de se relacionar em família também mudou e com isso, o modo como se educa e impõe limites. Segundo Schneider, o importante não é apenas o que dizemos, mas também como dizemos.

    Para ele, atenção, amor e limite continuam sendo conceitos básicos para uma educação completa. "Infelizmente, os pais estão dando cada vez menos atenção aos seus filhos, por conseguinte menos amor e limite", completa o palestrante.

    O tema também foi pauta de um bate papo com Mathieu Le Roux, criador um bootcamp de programação que forma desenvolvedores fullstack web em 9 semanas. Assista!

     

    https://youtu.be/XUEzie_tRRU