• A relação entre pais e filhos começa na gravidez e as técnicas da Shantala vão ajudar a fortalecer ainda mais esse vínculo.

    Foi em uma viagem para a Índia na década de 70, que o obstetra Frederick Leboyer conheceu a Shantala e resolveu trazê-la para o Ocidente. A massagem milenar, conhecida por passar de geração em geração, deve ser feita em bebês a partir do primeiro mês de vida. A filosofia indiana afirma que, assim como a moleira, os pontos de energia no corpo do bebê ainda estão em formação nos primeiros 30 dias após o nascimento. A psicóloga Patrícia Lomonaco, que trabalha com a Shantala desde 2008, indica a massagem para os pequenos a partir dos 40/45 dias de vida, pois eles já estão mais acordadinhos.

    Os benefícios da Shantala para o seu bebê

    Segundo ela, a massagem vem ganhando cada vez mais adeptos aqui no Brasil. "Felizmente os pais, não apenas as mães, estão cada vez mais atentos e conscientes sobre a importância da massagem." O que é ótimo, pois a Shantala é uma maneira de criar vínculos com seu bebê e entender melhor suas necessidades. Ao recebê-la, seu filho se sente acolhido, seguro e muito amado.

    Sem contar que a prática indiana também traz alguns benefícios físicos, pois ao ao promover o relaxamento oferece também sensações de alívio, segurança e bem estar. "O bebê dorme bem, o intestino funciona melhor, as gases diminuem e o sistema imunológico fica ainda mais fortalecido", cita ainda Patrícia.

    Como aplicá-la em casa

    Para aplicá-la em seu bebê é preciso criar uma rotina. Sendo assim, a massagem deve ser feita todos os dias sempre no mesmo horário, de preferência no fim do dia, usando um óleo de origem vegetal e acompanhada de um banho de imersão seguido de uma soneca, para acalmar e relaxar ainda mais o bebê. Um ambiente mais escuro com uma música ambiente tranquila tornam o momento ainda mais especial.

    A Shantala é considerada uma arte e por isso, deve ser respeitada. "Tocar não é fácil, é preciso que o cuidador esteja 100% ali", afirma Patrícia. Por isso, lembre-se que seu corpo e sua mente devem estar focados no bebê. Como já dizia Leboyer: "massagear é simples, porém difícil... como tudo que é simples!" É preciso conversar com sua pele do mesmo modo que você fazia quando ele ainda estava dentro da sua barriga. Ao colocá-lo entre suas pernas, transmita, a cada toque, todo seu amor, carinho e segurança. Não esqueça, durante uma hora, apenas você e esse pequeno ser em seu colo importam.

    Por isso, a Shantala deve ser feita com calma, concentração e delicadeza. Lembre-se de sempre começá-la pelo lado esquerdo e terminá-la no direito, pois de acordo com a medicina oriental é esse o sentido da energia no nosso corpo. Com um pouco de óleo em mãos, o esfregue lenta e delicadamente na pele do bebê fazendo movimentos de dentro pra fora, de baixo pra cima e do centro para as extremidades.

    Onde encontrar cursos

    Em São Paulo e Belo Horizonte, a psicóloga Paty Lomonaco e sua equipe oferecem cursos de Shantala, ofurô e preparatório para parto! Em seu site, você pode conhecer um pouco mais sobre seu trabalho!