• Em comemoração ao Dia dos Namorados convidamos uma psicóloga de casais para tirar dúvidas dos nossos seguidores.

    O dia dos namorados costuma ser um dia especial para qualquer casal, casados ou não. No entanto, com a chegada dos filhos a relação pode mudar, pensando nessas mudanças, convidamos a Doutora Renata de Azevedo, psicóloga, especialista em terapia de casal e coaching de relacionamentos, para participar de uma live no nosso perfil no Instagram

    Renata tirou as dúvidas dos nossos seguidores e afirmou que é uma questão comum entre os casais o relacionamento mudar depois dos filhos e como toda mudança, precisa de adaptação. "Vocês não podem perder de vista que além de pais, vocês são um casal", declarou. Ela ressalta que é importante relembrar que a base da família é justamente o casal e tudo o que acontece no relacionamento, ou seja, brigas e desentendimentos, reflete nos filhos que podem apresentar desempenho inferior na escola e até mau comportamento. Por isso o apoio dos avós das crianças e uma estrutura familiar que ajude a não sobrecarregar a mãe ou o pai é ideal para que o relacionamento a dois não "esfrie".

    A psicóloga aconselha os casais a conversarem e começarem a pensar em como ficará a relação com os filhos antes mesmo da gravidez. Se aceitarão ajuda da família, até onde essa ajuda irá, como farão quando o bebê chorar durante a noite? Essas são algumas questões que o casal precisa estar atento e combinar antes do nascimento das crianças. Já com os filhos, o casal não deverá deixar de ter seus momentos sozinhos. "O casal tem o seu lado, que não é a família e é muito importante cuidar desse lado", reforça Renata.

    É importante criar uma "rotina de fuga", mesmo que dentro de casa, para reforçar laços sem as crianças. Essa rotina tem que ter uma frequência, mas não há uma receita, para alguns só é possível ter momentos a sós uma vez por mês, para outros a cada 15 dias ou uma vez por semana. "Antes de ser uma família, um casal. Antes de ser um casal, um indivíduo", lembra, por isso os momentos individuais também são essenciais para a manutençao do casamento.

    No fim, Renata lançou dois desafios para quem estava assistindo: postar uma foto do casal dizendo os motivos pelo qual se apaixonou e fazer algo diferente na própria casa.