• Contrações na gravidez são comuns, mas é importante diferenciá-las e saber quando representam o início do trabalho de parto.

    Nem todas as contrações indicam que está na hora do nascimento do bebê. Por isso, aprender a identificá-las é essencial para uma gestação sem sustos. 

    Contrações de parto ou de treinamento?

    Conhecidas como contrações de trabalho de parto, elas são frequentes, ritmadas, regulares, constantes, crescentes e dolorosas. Elas têm como objetivo dilatar o colo do útero e empurrar o bebê pelo canal de parto na hora do nascimento.

    Já as contrações de treinamento, popularmente conhecidas como Braxton Hicks ou falso trabalho de parto são esporádicas, irregulares e indolores. Elas podem aparecer várias vezes ao dia lá para 20ª semana de gravidez, mas se tornam ainda mais frequentes nos 2º e 3º trimestres.  Essas contrações levam ao endurecimento da barriga por alguns segundos.

    As contrações de Braxton-Hicks são muitas vezes desconfortáveis. Para melhorar os sintomas, as dicas são: evitar ficar muito tempo na mesma posição, optar por tomar banho morno e esvaziar sempre a bexiga. Beber bastante água, praticar técnicas de relaxamento e respiração também evitam contrações musculares.

    Como diferenciá-las?

    A dica é prestar atenção no ritmo e intervalo entre as contrações. A frequência, intensidade e duração dirão quando você estiver entrando em trabalho de parto! No entanto, vale lembrar que contrações preparatórias podem acontecer nas últimas semanas de gestação, o que ocasiona o tal alarme falso. Na dúvida, a dica é ligar para o seu médico e correr para a maternidade.