• Descobrir uma gravidez pode ser motivo de alegria ou de preocupação. A mamãe de primeira viagem Alexia Chlamtac conta pra gente como está sendo essa experiência. 

    Todos os dias me perguntam como está a Olivia e se eu estou bem (nessa ordem). Eu gostaria de dizer para as pessoas que eu e Olivia não nos sentamos à tarde para bater um papo e ela não me conta como está a vida dentro do meu útero. Exceto quando eu faço exames, ou seja, uma vez no mês, eu não sei como ela está. Sei que eu estou bem e espero que ela também esteja.

    Uma vez por semana, pelo menos, alguém me pergunta qual foi a sensação de ter sentido a Olivia se mexer pela primeira vez. E em todas as vezes eu tive que contar com certa decepção que ela ainda não tinha se mexido. Algumas mães me diziam que tudo ia mudar quando ela se mexesse pela primeira vez, que eu ia sentir o amor em sua forma mais pura e que seria uma explosão de sentimentos.

    Todos esses questionamentos e conselhos servem apenas para gerar ansiedade nas grávidas. Obviamente existem pessoas genuinamente preocupadas, mas de forma geral são muitas opiniões exigindo um padrão de gestação, de corpo gestante, de humores, de cobranças sem fundamentos que fazem com que a mulher grávida se sinta um pouco fracassada por não se encaixar nesse padrão.

    Hoje, eu senti Olivia se mexer pela primeira vez. Eu senti uma explosão de sentimentos? Não. Eu senti o amor mais puro do mundo? Também não. Eu ri, eu me contorci de rir. Era felicidade genuína e também era a sensação de liberdade de sentir algo diferente do que pregaram e estar bem com isso.

    Pressionem menos as grávidas. Gerar um ser humano já é muita pressão, não há necessidade de pressão externa.

     

    E você? Já sentiu essa pressão em alguma fase da gestação? Compartilhe suas experiências com a gente.

     

    Texto enviado por Alexia Chlamtac, jornalista e mãe da Olívia.

    A Infanti incentiva mães e pais a compartilharem suas histórias. As opiniões publicadas neste texto são pessoais e não necessariamente representam a visão da Infanti.