• Na hora que bate o desespero, acredite: a tecnologia pode ser a melhor aliada para auxiliar nos cuidados com o bebê. 

    Se você já está DESESPERADA porque seu bebê recém-nascido não para de chorar e alguém te diz que o som do secador pode acalmá-lo, você experimenta? Pois bem, é daí que nasceu a ideia de aplicativos como o Sound Sleeper. São apps com sons reconfortantes para os bebês, chamados de ruído branco: uma combinação de sons de todas as frequências, que pode acalmar recém-nascidos porque os faria lembrar o ambiente intrauterino, como o barulho do secador. Ideia genial, já que não dá para ficar ligando o aparelho toda vez que seu bebê abrir o berreiro!

    Há opções de aplicativos ainda para controlar as medicações, as mamadas, acompanhar o crescimento e muito mais para facilitar a sua vida. Veja a nossa seleção.

    Acalmar

    Sleepy Sounds

    Você pode escolher entre os modos canções de ninar, ruídos brancos, sons da natureza ou sua própria música. É possível selecionar o tempo de duração ou para tocar indefinidamente. Disponível na Apple Store e Google Play. Gratuito.

    Sound Sleeper

    Os sons vão de útero materno a aspirador de pó, passando por chuva e animais. A cereja do bolo é o listen-mode: o choro do seu bebê liga o programa automaticamente! Disponível na Apple Store e Google Play. Gratuito.

    Canção de Ninar para os Bebês

     Com este aplicativo é possível escolher as músicas e o tempo que elas vão tocar. As canções são relaxantes e vão ajudar a acalmar o bebê até a chegada do soninho. O app está disponível para aparelhos Android, no Google Play.

    Cuidados

    Aleitamento: Este é um guia completo, com dicas para cada mês do bebê, desde o nascimento até o segundo ano de vida. Entre suas utilidades está um diário para anotações e cronômetro para controlar as mamadas de cada seio. Disponível na Apple Store.

    Baby Care: Os pais podem acompanhar as amamentações, períodos de sono, fezes e urina, o crescimento do bebê, entre outras informações. É possível ainda criar um diário do bebê, adicionar fotos, gravar voz e compartilhar. Disponível gratuitamente para Android.

    Fever Tracker: Desenvolvido por médicos, ele facilita o acompanhamento da febre dos pequenos. Dá para gravar informações como os primeiros sintomas, a temperatura corporal da criança e o horário em que a última medicação foi tomada. É possível ainda enviar as informações ao pediatra. Está disponível para aparelhos Android, no Google Play.

    WebMD:  Por meio de artigos, dicas, vídeos e ferramentas criados por médicos, os pais acompanham o crescimento do bebê. O aplicativo conta ainda com o Livro do Bebê, no qual é possível registrar, por exemplo, a chegada do pequeno da maternidade, os primeiros brinquedos e até as primeiras palavras. Pode ser baixado pelo Google Play para sistemas Android e na App Store para iOS.

    What to Expect: Fique por dentro de tudo sobre o crescimento de seu filho ao longo do primeiro ano de vida. O aplicativo oferece um guia mensal do desenvolvimento do bebê, com sugestões de jogos e brincadeiras para crianças de qualquer faixa etária e com espaços para anotar horários de sono e de trocas de fralda. Baixe pelo Google Play ou na App Store.

    Segurança

    BabyPhone Monitor: transforma seu celular em uma babá eletrônica. Ele precisa de dois telefones pra funcionar, mas o segundo não precisa ser um iPhone. Ao detectar qualquer barulho no quarto, o app liga automaticamente pro número de telefone registrado e ativa o viva a voz. Se seu filho está adormecido no quarto e você preparando um jantar na cozinha ou vendo um filme na sala, este app te liga e ainda permite falar com seu pequeno enquanto você vai em sua direção. U$3.99. O Google Play possui uma versão similar chamada Dormi - Baby Monitor.

    Mamãe Aplicada: É um registro digital de saúde da criança, em que a mamãe pode acompanhar e administrar informações como calendário de vacinação, histórico médico e dados de crescimento. Disponível gratuitamente para Android e na Apple Store.

    Diversão

    Mom Maps: Ele vai ajudar a encontrar lugares recreativos para ir com os filhos pequenos, desde parques, passando por museus e restaurantes. Ele possibilita o compartilhamento de opiniões com outros usuários. Disponível gratuitamente para Android e na Apple Store.

    E você, usa algum aplicativo que te ajuda a cuidar do seu bebê? Conta para a gente nos comentários!